5 Mitos da Lavagem Sem Água de Veículos

 


A lavagem de veículos sem água é um tipo de lavagem muito utilizada em países com políticas de restrição de água. Tendo em conta as mais recentes notícias de seca no noss país, este tipo de lavagem consiste numa alternativa bastante viável. Apesar disso existem algumas dúvidas e mitos criados à volta destes tipos de lavagem. Alguns por desconhecimento destes sistemas e outros por más experiências devido ao desconhecimento das técnicas prórpias deste tipo de lavagem. Assim vamos com este artigo tentar desmistificar alguns dos mitos criados à volta da lavagem de veículos sem água.

 

Mito 1: Uma lavagem sem água vai riscar a pintura do meu veículo.


Evitar os riscos na pintura do carro resume-se ao bom uso da técnica certa e um pouco de bom senso.

Primeiro deve verificar se está a usar panos de microfibra de qualidade. A nossa recomendação é usar panos com uma gramagem mínima de 300 GSM (gramas por metro quadrado). Confirme na etiqueta ou peça ao fabricante/vendedor a gramagem dos panos que utiliza. Pode sempre utilizar os nossos panos, de quaidade comprovada, que têm uma gramagem superior (350 GSM).

De seguida, quando estiver a limpar a fórmula Waterless Car Wash da superfície do veículo, use movimentos leves para pegar a sujidade. Não há necessidade de esfregar agressivamente a fórmula na superfície do carro. A abordagem que aconselhamos é a de "limpar e levantar" para que os contaminantes não se arrastem na superfície do veículo. Use movimentos unidirrecionais (da frente do veículo para trás) e não movimentos circulares. Assim evita contaminar zonas já limpas e arrastar a sujidade (sendo este comportamento o que provoca riscos na superfície da pintura).

Por fim, use o seu bom senso. Se estiver a lidar com uma superfície lamacenta ou arenosa, obviamente precisará de uma lavagem prévia. Muitas pessoas argumentam que uma pré-lavagem anula o propósito de uma lavagem de veículos "sem água". Não na nossa opinião. Com qualquer método de lavagem do seu veículo, seja ele sem água ou uma mangueira e um balde ... precisará remover os contaminantes com uma pré lavagem antes de limpar o carro. Caso contrário, definitivamente vai ter riscos e danos na pintura do seu carro.

Caso tenha dúvidas sobre o nível de sujidade do seu veículo consulte este nosso artigo para o ajudar clicando aqui.

 

Mito 2: Não é realmente "sem água" pois tenho que limpar os panos de microfibra com água.


Para lidar com este mito, precisamos primeiro esclarecer o que significa "sem água". Quando as pessoas ouvem pela primeira vez o termo, pensam automaticamente que significa não usar absolutamente água nenhuma. Enquanto isso seria o ideal, não é de todo realista. Na nossa opinião, uma lavagem sem água consiste numa lavagem na qual se usa significativamente menos água do que os outros métodos disponíveis para os consumidores. Quais são esses métodos? Veja o Mito nº 5.

Então, sim, irá precisar de água para limpar os panos de microfibra. Os panos podem ser facilmente lavados, deixando-os de molho em um balde de água com um pouco de detergente (sem amaciador). Se tiver uma grande quantidade de panos, guarde-os e faça uma carga completa em vez de uma limpeza individual. Há também o equívoco que as pessoas têm de que os panos são descartados após uma utilização. Não é verdade. Um pano de qualidade pode ser lavado e reutilizado até 50 vezes. Considerando que o utilizador normal limpa seus carros, em média, uma vez a cada duas semanas, os panos podem durar cerca de dois anos.

Se quiser levar o "sem água" à letra, o melhor é não limpar de todo o seu veículo (ou então esperar pela época das chuvas)...Mas, para a maioria de nós que quer manter os nossos veículos limpos e manter o seu bom estado, uma lavagem de carro sem água é uma óptima alternativa de poupança de água.

 

Mito # 3: Um Quick Detailer e um produto de lavagem sem água são exactamente a mesma coisa.


Não podemos falar por todas as marcas de detalhe neste ponto, mas faremos o nosso melhor para lidar com esse mito. Normalmente, os produtos Waterless Car Wash têm maior poder de limpeza do que os Quick Detailers. Os produtos de lavagem de carros sem água combinam surfactantes, lubrificantes e construtores de pH para ajudar a decompor a sujidade da superfície de forma mais eficaz. Os Quick Detailers, por outro lado, são usados principalmente para adicionar um brilho instantâneo à pintura de um carro e não são projectados especificamente para fins de limpeza.

 

Mito # 4: Todos os produtos de lavagem de carros sem água são os mesmos.


Temos de discordar. Na verdade, existem muitas diferenças entre os vários produtos de lavagem de carros sem água existentes. Aqui estão algumas perguntas que deve fazer ao visualizar a vasta gama de produtos disponíveis:

• A sua Fórmula é baseada em água ou destilada à base de petróleo?
• Divulgação completa de ingredientes na embalagem e todos os números CAS em folhas de MSDS?
• A fórmula contém agentes protectores (por exemplo, emulsão de silicone, cera de carnaúba, teflon, PEG, etc)
• Existe álcool isopropílico na fórmula?
• As garrafas e os pulverizadores são 100% recicláveis?
• A fórmula pode ser usada em pinturas e janelas?
• O produto é uma marca de marca própria?
• O produto é fabricado nos EUA?
• Existem fragrâncias ou corantes? Eles são sintéticos ou naturais?
• Aerossol ou bomba de pulverização?

Se quiser saber esta informação sobre os nossos produtos entre em contacto connosco para geral@ecotouchportugal.com.

 

Mito 5: Usar um produto de lavagem sem água de veículos não ajuda muito o meio ambiente.

O melhor método de análise é comparar a lavagem sem água com as outras opções disponíveis para os consumidores no mercado actual.

Impacto ambiental por método:

Lavagem de mangueira e balde
• Produção e transporte de produtos químicos -> distribuidor -> ponto de venda -> consumidor
• Aprox. 300l de água por lavagem (dados da International Car Wash Association)
• Descarga de espuma com sabão, pó de travões e óleos automóveis no meio ambiente
• Custos de saneamento de água e energia
• Eliminação das embalagens

Lavagem de carro comercial
• Produção e transporte de produtos químicos -> distribuidor -> instalação de lavagem de carros
• Eliminação de embalagens (tambores)
• 50 litros de água por lavagem
• Energia necessária para operar equipamentos e recuperar água
• Impacto dos locais fixos na terra

Lavagem de carro sem água
• Produção e transporte de produtos químicos -> distribuidor -> ponto de venda -> consumidor
• 250 ml (média). de produto de lavagem sem água usada por veículo
• Eliminação da embalagem

A comparação dos três métodos mais comuns disponíveis actualmente para os consumidores ilustram claramente que a lavagem sem água de veículos tem o menor impacto para o meio ambiente.

Com este artigo não pretendemos que deixe de usar os métodos tradicionais de limpeza de veículos. Apenas queremos mostrar que, em diversos casos, uma lavagem sem água, onde se aplique o bom senso e se sigam todas as recomendações técnicas de utilização dos produtos, pode ser totalmente eficaz e segura e uma verdadeira alternativa às lavagens convencionais.

Se ficou curioso com este tipo de limpeza sugerimos experimentar o nosso pack de limpeza sem água!


Artigos Relacionados

Como Lavar o seu Carro Sem Água no Inverno?
Como Lavar o seu Carro Sem Água no Inverno?
Como Lavar o seu Carro Sem Água no Inverno? O inverno é uma altura difícil para quem gosta de manter o seu carro ou m...
Continue a Ler
Eco Touch Waterless Car Wash: Quão Sujo é Demasiado Sujo?
Eco Touch Waterless Car Wash: Quão Sujo é Demasiado Sujo?
Eco Touch Waterless Car Wash O Eco Touch Waterless Car Wash é um produto do tipo spray and wipe que remove com seg...
Continue a Ler
Dicas para limpar o seu carro no Verão
Dicas para limpar o seu carro no Verão
Dicas para limpar o seu carro no Verão  O Verão está quase aqui, e já sabe o que isso significa: a altura ideal para ...
Continue a Ler