Como fazer uma limpeza detalhada no interior do seu automóvel




Ao contrário do que acontece com o exterior dos nossos veículos, na maioria das vezes, não prestamos tanta atenção ao interior dos nossos carros no que toca a uma limpeza mais detalhada. Vários contaminantes são trazidos numa base diária por nós, pelos nossos filhos, animais de estimação e outros passageiros. Apesar de a maioria das pessoas facilitar e negligenciar um pouco o interior do seu carro, à medida que o tempo passa os efeitos destes contaminantes começam a surgir e a notar-se. A maioria dos donos de automóveis deixam o carro chegar a um limite que necessita de uma intervenção mais profunda como de um detalhe e higienizarão profissionais. Mas sabia que com 15 a 20 minutos do seu tempo pode manter o seu carro minimamente higienizado e limpo a nível de interiores? Assim sendo porque não começar a tratar disso hoje?

Material Necessário: 

  • Aspirador
  • Escova Macia (opcional)
  • Panos de Microfibra
  • Produto para estofos e tapetes - Eco Touch Carpet & Upholstery
  • Desengordurante Mulitusos - Eco Touch All Purpose
  • Limpa Vidros Automóvel - Eco Touch Window Clear
  • Produtos para limpeza da consola - Eco Touch Dashboard Protect
  • Limpeza e Hidratação de Peles - Eco Touch Leather Care (caso o seu carro tenha acabamentos em pele)

1) Remover todos os resíduos soltos do seu carro (papéis, garrafas de plástico, etc). Ter o cuidado de separar alguns objectos pequenos como moedas. Caso use protecções de bancos e tapetes é a altura ideal para os tirar também. O ideal é tirar tudo o que o impossibilita de conseguir aceder o melhor possível a todos os espaços do seu carro (principalmente os mais apertados ou escondidos).

2) Aspirar os assentos e o chão do seu carro. Alguns aspiradores têm adaptadores especiais para as zonas mais difíceis de chegar (ex: entre a consola central e os assentos dianteiros). Lembre-se de movimentar os seus assentos frontais para trás e para a frente para conseguir aceder mais facilmente a todas as áreas do chão do seu automóvel.

3) Após ter aspirado o seu carro pode notar alguns pontos de sujidade causados por líquidos, gordura, entre outros. É a altura ideal para utilizar o Eco Touch Carpet & Upholstery e uma escova macia (ou pano de microfibras). Aplique um pouco de Eco Touch Carpet & Upholstery no ponto de sujidade e deixe actuar cerca de 30 segundos. Seguidamente passe a escova para activar a fórmula devendo começar a notar o aparecimento de alguma espuma, sinal que a fórmula está a fazer o seu efeito! Passe um pano de microfibras seco para secar a zona em questão e retirar excesso de produto. Pode utilizar este produto nos tapetes, chão e bancos de tecido do seu carro, usando o mesmo sistema acima descrito. Nos bancos deve-se usar um pano de microfibras em vez da escova evitando a criação de borboto.

  

4)  Agora é a altura de nos focarmos em todas as superfícies da consola interior e frisos. Normalmente estas zonas são esquecidas e costumam acumular gordura e pó sendo necessária uma limpeza mais aprofundada. Recorrendo ao Eco Touch All Purpose começamos a limpeza  pulverizando o produto na superfície a limpar e deixamos actuar aproximadamente 10 segundos. Ao deixar a fórmula actuar na superfície conseguimos que os agentes de limpeza penetrem a sujidade e soltem mais facilmente todos os contaminantes. Seguidamente limpamos e secamos com um pano de microfibras.  

Após termos a superfície limpa, convém adicionar uma camada de protecção que tem o objectivo de proteger a superfície limpa contra raios Ultra Violeta e contaminantes futuros. O Eco Touch Dashboard Protect é um produto de protecção que deixa um acabamento "matte". Basta aplicar um pouco na superfície limpa e com o pano de microfibras espalhar bem o produto pela superfície. Este produto deixa um acabamento optimizado e sem resíduos.

5) Caso tenha acabamentos em pele no seu veículo continue a ler este ponto. (Caso não tenha passe para o ponto 6.)
Quando as peles não são devidamente tratadas começam a secar e a estalar com o tempo. Bancos e consolas em pele precisam de tratamento e ser nutridas frequentemente. Daí a importância de usar bons produtos que assegurem o condicionamento das peles do nosso carro. Primeiro deve-se efectuar uma limpeza para assegurar que a superfície não tem pó nem contaminantes (como gordura). Para se assegurar efectue uma limpeza utilizando o Eco Touch All Purpose e um pano de microfibras antes de aplicar um condicionador de peles. Uma vez que a superfície se encontre limpa pode utilizar o Eco Touch Leather Care e aplicar, uma secção de cada vez, usando um pano de microfibras suave ou um aplicador de microfibras. O Eco Touch Leather Care  é um produto 2 em 1 que limpa e condiciona sendo especialmente formulado para superfícies em pele.

 

 

6)  O próximo passo na limpeza do interior do seu carro são os vidros. Ao contrário do que muitas pessoas julgam, limpar vidros de forma efectiva não é tão fácil quanto parece. Chega a ser uma missão quase impossível limpar o vidro sem marcas de dedos ou com marcas (estrias) causadas pela secagem rápida do produto. Existe de facto uma maneira de limpar os vidros de forma efectiva. O produto certo e o pano certo permitem óptimos resultados. Muitas das pessoas pensam que com o simples limpa vidros de uso doméstico e um rolo de papel conseguem efectuar o trabalho. Aparentemente conseguem mas basta começarem a conduzir (especialmente de noite) para se ver que afinal não ficou tão bem limpo quanto pensaram.


O ideal é usar o Eco Touch Window Clear combinado com o nosso pano de vidros especialmente criado para o efeito. Pulverizar um pouco de produto no vidro e limpar de seguida com o pano de vidros. Quando o pano começar a ficar saturado com produto, mudar para um lado do pano limpo e seco. Basta seguir estes passos para assegurar uma limpeza eficaz nos seus vidros. Para garantir que a limpeza ficou bem feita pode apontar uma luz para o vidro e olhar para o mesmo em diferentes ângulos. Assim torna-se bem mais fácil ver se ainda tem marcas ou se algum sítio lhe escapou aquando da limpeza.


7) O último passo para a sua rotina de limpeza interior é efectuar uma limpeza eficaz dos tapetes antes de os colocar de volta no seu carro. Uma dica importante: como muitas das vezes apoiamos os tapetes do nosso carro no chão (quando estamos a limpar) devemos ter em atenção que a parte de trás pode agarrar alguma sujidade. Assim, antes de os colocar no carro devem-se limpar. Também pode optar por limpar os tapetes em alguma superfície limpa para não estarem em contacto directo com o chão.

 

Pode adquirir estes produtos aqui na nossa loja online mas pode também usufruir do nosso pack para interiores que apresenta um desconto substancial quando comparado com a selecção normal dos produtos.




Esperamos que estas dicas o ajudem na limpeza do seu carro e que permitam que ande com o seu carro mais limpo por dentro e por fora!

***

A Eco Touch fabrica e formula uma alargada gama de produtos de limpeza para interiores e exteriores, para consumo próprio e para profissionais. Para ver os nossos produtos basta aceder no menu acima carregando em "Produtos" e de seguida "Interiores". Confira também os nossos packs para obter produtos com desconto.

Qualquer questão que tenham relativamente aos produtos e métodos de limpeza comentem em baixo ou entrem em contacto connosco (ver menu "Contactos).

Artigos Relacionados

5 Mitos da Lavagem Sem Água de Veículos
5 Mitos da Lavagem Sem Água de Veículos
  A lavagem de veículos sem água é um tipo de lavagem muito utilizada em países com políticas de restrição de água. ...
Continue a Ler
Dicas para limpar o seu carro no Verão
Dicas para limpar o seu carro no Verão
Dicas para limpar o seu carro no Verão  O Verão está quase aqui, e já sabe o que isso significa: a altura ideal para ...
Continue a Ler
Saiba as vantagens de Encerar o seu Carro
Saiba as vantagens de Encerar o seu Carro
Encerar o seu carro: Será que é mesmo necessário? Qualquer pessoa interessada no mundo do cuidado e detalhe automóvel...
Continue a Ler