Saiba as vantagens de Encerar o seu Carro

Encerar o seu Carro

Encerar o seu carro: Será que é mesmo necessário?

Qualquer pessoa interessada no mundo do cuidado e detalhe automóvel sabe que encerar o seu carro é um dos passos que nunca deve falhar. Porém nem todas as pessoas estão familiarizadas com esta necessidade e muitas não percebem a importância de encerar o seu carro. Como um dos nossos objectivos é ajudar os nossos seguidores e clientes decidimos escrever este artigo para explicar a importância de encerar o seu carro e demonstrar como o fazer e com que frequência deve fazê-lo.  Decerto que já ouviu falar sobre o facto de ser necessário encerar o seu carro.  A resposta para esta pergunta é "SIM" caso pretenda proteger a superfície desta dos elementos (oxidação, dejectos de pássaros e resíduos variados).

Não importa se o seu carro é novo ou mais antigo. Se quer manter a pintura no melhor estado possível é sempre aconselhável tomar medidas preventivas que ajudem a proteger o estado da pintura e a aparência do seu carro em geral.


"Como é que a cera protege a superfície da pintura do meu veículo?"

Todos os carros têm um verniz transparente (clear coat) aplicado após o carro ser pintado. Este verniz além de ser responsável por oferecer um brilho maior à sua pintura tem como papel principal a protecção da mesma. Esta camada de verniz é a que protege a pintura de todos os agentes exteriores que podem prejudicar a pintura em si. 

O problema é que caso o verniz apresente defeitos e marcas mais profundas começam-se a notar imperfeições na pintura além de esta não parecer tão brilhante pois a reflexão do sol na pintura também altera (daí em muitos casos ser necessário recorrer ao polimento do verniz para se nivelar o mesmo e oferecer o mesmo aspecto de novo).

Camada Verniz

Para se evitar esta situação e proteger também o verniz podem-se aplicar camadas adicionais de protecção. O que a cera faz é mesmo isso: adiciona uma camada de protecção às camadas anteriores protegendo ainda mais a pintura.

Camada Cera
Além disso a própria cera oferece algumas propriedades  que realçam ainda mais o brilho de uma pintura, graças aos polímeros presentes na sua fórmula da maioria das ceras.

Basta encerar o seu carro a primeira vez para se deslumbrar com o aspecto e efeito que a cera oferece. O facto de proteger a pintura acaba por ser um bónus!


Nota: Caso o verniz esteja extremamente danificado a cera não vai trazer grandes resultados pois a mesma não corrige as imperfeições da superfície (apesar de alguns produtos preencherem essas imperfeições - fillers)

Outra das coisas que a maioria das pessoas não sabe é que o facto de a cera ter propriedades que fazem reflectir a luz do sol, não só dão aquele aspecto fantástico e brilhante como também minimizam o dano que a luz solar provoca no verniz a pintura a longo prazo.

Graças às sua propriedades selantes, quando aplica a cera na superfície de um veículo, esta cria como que uma película superficial "escorregadia" o que dificulta a adesão de contaminantes e sujidade à superfície do carro. Isto é uma enorme vantagem pois além de deixar o seu veículo sempre com bom aspecto, facilita também na limpeza do seu carro, fazendo-a com ainda mais segurança pois existe uma probabilidade menor de os contaminantes riscarem a pintura aquando da lavagem. 

"Ok! Mas quantas vezes devo aplicar cera no meu veículo?"

Esta pergunta é bastante frequente nas pessoas que procuram encerar o seu carro. A resposta a esta pergunta é que não é assim tão linear. A melhor resposta será: Depende!

Existem vários factores que podem alterar a duração de uma cera num veículo: o tipo de cera (em pasta ou líquida/spray) local onde vive, se tem garagem fechada, o clima dessa zona, onde estaciona o carro durante o dia, que tipo de viagens faz (curtas/longas, Auto-estrada/cidade), que tipo de produtos usa na lavagem do seu automóvel, entre outros. Vamos falar aqui dos que consideramos os principais:

O tipo de cera

Existem diferentes tipos de cera em pasta ou líquida (spray). Ambos os tipos são eficazes diferenciando-se principalmente na preferência do utilizador, na duração e na facilidade de aplicação. As ceras em pasta aguentam mais tempo (podem aguentar até 3 meses) mas também apresentam o inconveniente de demorar mais tempo a ser aplicadas (necessitam de "curar" durante algum tempo - 15 a 30 mins). As ceras em spray (como a Eco Touch Quick Wax) são mais fáceis, rápidas e práticas de aplicar mas têm uma duração menor comparativamente às ceras em pasta (aproximadamente 1 mês) sendo necessárias mais aplicações ao longo do ano. 

A Eco Touch Quick Wax aguenta 4 a 6 semanas  e é uma óptima aposta pois pode ser aplicada em todas as superfícies: pintura, vidros e jantes!

 **** Aproveite o nosso pack promocional: Eco Touch Quick Wax Pack ****



*********


O Clima

A cera foi criada para proteger o verniz do seu veículo dos elementos exteriores, especialmente dos raios solares Ultra violeta. Durante verões quentes em que há maior exposição solar, a cera irá degradar-se mais facilmente. No inverno, a neve, o gelo e o sal também ajudam a degradar mais facilmente a protecção da cera. Aconselhamos sempre a prenvenção e a aplicar-se este tipo de produtos antes de quaisquer alterações mais violentas como as referidas em cima. 

Dica: Esta é a altura ideal para encerar o seu carro!!!

 

Produtos de Lavagem  


Ao usar determinados produtos para lavar o seu carro pode estar a comprometer todo o trabalho que teve ao protegê-lo. Nem todos os produtos são indicados para lavar carros pois grande parte deles (tais como os produtos de lavagem de louça que ainda são utilizados por muitas pessoas) eliminam toda a cera e protecções do seu carro deixando-o mais exposto e vulnerável aos elementos. Sugerimos que use um Shampoo Neutro próprio para lavagem automóvel e que não interfira com a cera como o Eco Touch Car Wash Shampoo. Caso não tenha hipótese de usar água e se o seu veículo apresentar uma sujidade leve a moderada pode optar usar o Eco Touch Waterless Car Wash  para ir mantendo o seu veículo. Além de ser um produto de limpeza/manutenção eficaz também oferece camadas adicionais de protecção, pois tem cera de carnaúba na sua composição.  

Aqui ficam as recomendações genéricas do intervalo de tempo que aconselhamos para encerar o seu carro:


Verão e Inverno -  De 4 a 6 semanas
Outono e Primavera - De 8 a 12 semanas

Dica final: Para verificar se o seu carro necessita de uma camada de cera basta deitar alguma água na superfície do seu carro. Se notar alguma repelência e gotas arredondadas (efeito beading) é porque o seu carro ainda está protegido.
Caso a água se espalhe e não veja um efeito mais repelente e as gotas pareçam mais espalmadas do que arredondadas é porque necessita de uma camada de cera. Veja a imagem abaixo para o ajudar a perceber o efeito beading!

 

Beading


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esperamos que gostem deste artigo! Deixem o vosso comentário sobre o que podemos melhorar nos nossos artigos e caso queiram ver algum tema abordado no nosso blog! Até lá, bons detalhes!

Artigos Relacionados

Como fazer uma limpeza detalhada no interior do seu automóvel
Como fazer uma limpeza detalhada no interior do seu automóvel
Ao contrário do que acontece com o exterior dos nossos veículos, na maioria das vezes, não prestamos tanta atenção ao...
Continue a Ler
Como Lavar o seu Carro Sem Água no Inverno?
Como Lavar o seu Carro Sem Água no Inverno?
Como Lavar o seu Carro Sem Água no Inverno? O inverno é uma altura difícil para quem gosta de manter o seu carro ou m...
Continue a Ler
Eco Touch Waterless Car Wash: Quão Sujo é Demasiado Sujo?
Eco Touch Waterless Car Wash: Quão Sujo é Demasiado Sujo?
Eco Touch Waterless Car Wash O Eco Touch Waterless Car Wash é um produto do tipo spray and wipe que remove com seg...
Continue a Ler